FDP

É possível se contar nos dedos (das mãos e dos pés) bons filmes com a temática esportiva. Tem Gol (só o primeiro, tratando o Futebol sob a perspectiva de um jogador), Invictus (Rugby), Karatê Kid (Artes Marciais), O Resgate de um Campeão (Boxe), Jamaica Abaixo de Zero (Bobsled), Space Jam (Basquete), Speed Racer (Automobilismo), Maldito Futebol Clube (Futebol)... ok, vou parar de listar, porque não tenho polidactilia e percebi que não sei até onde essa lista pode ir.

Mas seriados... bem, seriados eu não conheço nenhum que foque na temática esportiva. Ok, tem Friday Night Lights e Blue Mountain State, mas elas falam de Futebol Americano. Nem sei jogar isso! Só gosto mesmo de futebol (do Corinthians) e de automobilismo (F1). Queria um seriado nesses moldes. E saiu um recentemente sobre futebol. Produção totalmente brasileira.



FDP é o nome da série. A sigla fala exatamente dele, do alvo de todas as vaias da torcida em um estádio de futebol: O juiz.
A série pretende mostrar que, muito além da mítica figura do juiz de futebol há um homem que sofre tantas pressões quanto qualquer outro, seja como pai, como marido ou como filho… Filho da… (Fonte)

O protagonista chama-se Juarez e seu sonho é apitar a final de uma copa do mundo. Aparentemente a série irá mostrar a evolução da carreira de Juarez, apitando primeiro os campeonatos estaduais, depois competições internacionais, como a Libertadores da América, até chegar a Copa do Mundo. Se chegar.  Sérgio e Carvalhosa são os seus auxiliares (bandeirinhas) e completam o trio de arbitragem. Uma curiosidade que percebi é que Juarez só é arbitro. Ele não tem uma profissão paralela, como é comum ocorrer na VIDA REAL.


Ao mesmo tempo em que luta para realizar seu sonho, Juarez trava uma batalha judicial contra sua ex-mulher, Manuela, pela guarda do filho, Vinny. Juarez TRAIU a mulher e, pior, ainda passou uma doença venérea. Não é a toa que ela quer a separação, né?


Juarez até tenta recuperar o afeto de Manuela, mas não vai ser tão fácil assim. Isso porque o advogado responsável pelo processo de custodia, Rui, tem uma queda pela cliente. Não sei se isso algum envolve dilema ético (bacharéis de direito, me respondam), mas a história segue esse caminho. Eu até pensei em escrever "triângulo amoroso", mas até onde vi (terceiro episódio) Manuela não dá nenhum indicio de querer reatar a relação. 


Outros personagens recorrentes da série são Rosali, a mãe de Juarez, e Guzman, seu namorado. Após a separação, Juarez acaba voltando pra casa da mãe (que não gosta nada disso!). Juarez não sabe lidar com a ideia da sua mãe tendo uma vida sexual ativa. Guzman é um argentino, nacionalidade escolhida provavelmente pelos produtores para exaltar a rivalidade futebolística. Em um dos episódios Juarez apita o jogo do time para o qual seu padrasto torcer... só vendo!


Fácil perceber após assistir: ao final de cada episódio, um dos personagens chama Juarez pelo título da série. E os motivos nem sempre são futebolísticos! A primeira temporada terá 13 episódios (o primeiro pode ser assistido online diretamente do site da HBO) de 30 minutos cada um. No site oficial há a sinopse de cada episódio da série, bem como a descrição de cada um dos personagens.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O conto do monstro sem nome (The Monster Without a Name / The Nameless Monster)

Solubilidade dos Sais