Loucamente Apaixonados (Like Crazy)

Um outro título em português apropriado para Like Crazy poderia ser "Namorinho de verão". Só que não faria jus a essência da história que, mesmo tendo começado assim, vai muito além.

A história gira em torno de dois adolescentes: Anna, uma intercambista inglesa, e Jacob, um estudante americano. Eles trocam olhares em uma aula na qual Jacob é o monitor e ela decide, com muita cara-de-pau, escrever uma cartinha para ele. Depois que a vergonha de dar o passo inicial é posta de lado, os dois começam a manter conversas diárias e ENAMORAM-SE.


Como toda paixão, o inicio sempre é mais divertido. Porque não se conhece o outro. Então há muitos assuntos a serem falados e nenhum é menos importante que o outro. E até quando ficam em silêncio, não há aquele clima de constrangimento ou a vontade de falar para quebrá-lo. O casal tem muita sintonia e estão sempre a vontade na presença do outro. A tensão amorosa está sempre no ar. Dava pra sentir!

Só que Anna, por estar no intercambio, precisa voltar a Inglaterra para renovar o seu visto, que está para expirar. Lembra aquela comunidade do Orkut "Só mais 5 minutinhos"? Pois é. Anna resolve prolongar sua estadia nos EUA e vivenciar ao máximo a experiência amorosa. Quando não há mais como adiar, ela volta ao seu país


Jacob vai visitá-la pouco tempo depois para matar as saudades. Fazem vários planos juntos. Só que quando Anna resolve voltar aos EUA... lembra o problema do visto? Pois é. Ela só poderia voltar para o país depois de 6 meses, como punição por ter infringido as leis. AÍ COMEÇA O DRAMA.

E é esse drama que vocês precisam assistir. Ficam as perguntas: Eles irão ficar juntos? Será que o amor resiste a distância? Como seguir uma vida em um lugar pensando na vida que poderia se estar vivendo em outro? Como os amigos podem auxiliar? E a família? E quando você conhece a "bagagem" amorosa do outro? Como lidar com os ciumes e todas as outras conjecturas que uma mente apaixonada e fértil pode imaginar? Por que se esforçar tanto por alguém de tão longe quando há alguém por perto que gosta de você?


O romance do casal lembra muito outros dois filmes que vi: Submarine e Paper Heart. Porque rola todos os conflitos "bestas" de um casal apaixonado. Outra coisa bacana são os presentes. Não se dá qualquer presente ao namorad@. Tem que ser algo especifico. Especial. E rola muito isso no filme. Jacob é um design de moveis e cria uma cadeira para Anna. Ela, em retribuição, escreve "O Livro do Amor", onde conta todos os bons momentos do casal desde que se conheceram, com fotos e tudo mais. É lindo. Todos vomitam arco-iris nessa hora.


Algo que achei estranho é que não são mostrados os amigos de Jacob. Ou mesmo sua família (sua mãe). É como se eles nem existissem. Por outro lado, Anna aparece ao lado dos pais, dos amigos, colegas de trabalho... e é estranho, sabe? Porque ela que aparentemente tem uma vida FEITA em Londres, uma rede de relacionamentos, e quer largar tudo para começar uma vida ao lado do namorado. Do zero. Só que Jacob nem cogita morar em Londres. Começou seu próprio negócio e não pretende sair de lá. O trabalho, de certa forma, prende as pessoas ao local de nascimento. Se não há perspectivas de prosperidade em outro canto, as pessoas desistem das mudanças. É o único argumento que utilizo para "defender" Jacob. Ser racional demais. Ou covarde.


Outra coisa que ficou faltando foi a comunicação do casal. Aconteceu muito por telefone e SMS, mas nem falaram da internet. Veja que eles tinham o problema do fuso horário e acredito que a internet serviria como ferramenta para manter o contato diário. Ou talvez isso só provocasse ciumes, sei lá.

Senti muita empatia pelos dois, dá pra perceber a dor deles quando estão longe e como se esforçam para tentar seguir com a vida. Mas é aquela coisa, né? Não dá para simplesmente esquecer o outro. Quer dizer, em outros filmes dá, como BRILHO ETERNO DE UMA MENTE SEM LEMBRANÇAS ou VANILLA SKY, mas (in)felizmente não é o caso desse. Como lidar?


Por fim, mesmo sem você saber o final, a última pergunta que fica é: VALEU A PENA TODA ESSA PAIXÃO?

Recomendo muito assistirem. Já tá na minha lista de filmes favoritos. Obrigado por te recomendado, Yuffie!

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Solubilidade dos Sais

O conto do monstro sem nome (The Monster Without a Name / The Nameless Monster)