Roma (Rome)

Roma é uma série que conta uma história que começa a acontecer no ano de 52 antes de cristo, ainda na época da República Romana, e vai até o inicio do que hoje conhecemos como Império Romano. Na trama são mostrados vários conflitos políticos e disputas de poder entre pessoas como Pompeu, Julio Cesar, Marco Antonio, Marco Túlio Cicero, Otávio Augusto, Brutus, Cleópatra, entre outros.


Pra quem já conhece a história de Roma, não há surpresa nenhuma no FINAL da história, mas a graça, como sempre, é o desenvolvimento da mesma. E é com isso que a produção da série trabalha, incluindo dois personagens, soldados da décima-terceira legião de Julio Ceasar, na história: Lucius Vorenus e Titus Pullo.


Os acontecimentos da República Romana vista pela perspectiva de dois soldados é o que ME estigou a gostar mais da série. O contraste entre os dois rivais que, posteriormente, tornam-se amigos é visível. Vorenus é calmo, tranquilo, estrategista, rude, enquanto Pullo é impulsivo, obcecado e divertido.


Um dos responsáveis pela produção e criação da série da série é Bruno Heller. Lembra dele? É o mesmo cara que hoje produz e criou o seriado The Mentalist. Incrível como a série de Patrick Jane, apesar de gostar muito, não tem a mesma qualidade ROTEIRÍSTICA que Roma.


Roma é uma co-produção da rede de televisão paga estadunidense HBO, da britânica BBC e da italiana RAI, rodada nas proximidades da atual cidade e nos antigos estúdios de Cinecittà, em uma superfície de mais de 20.000 metros quadrados, com a participação de 350 pessoas. Por isso é a série mais cara da história da televisão, com um gasto de cem milhões de dólares.


Roma possui duas temporadas, a primeira com 12 episódios e esta:

Inicia com a vitória de Júlio César na batalha de Alésia e acaba com seu assassinato. Nos mostra uma Roma perversa, suja, degradada, com os patricios ignorando a plebe e ela revoltosa. Ao fim da trama, Julio César, é assassinado pelos senadores dentro do Senado de Roma, o último golpe, é dado por Marco Júnio Brutus, filho de Servília, sobrinho de Catão.


A segunda e última temporada começa imediatamente aos eventos da primeira:

. Numa disputa de egos, inúmeros sucessores pleiteiam o cargo deixado por César. É então que Marco Antônio tenta consolidar seu poder se aliando a Atia. O conspirador Brutus tenta ganhar a simpatia do povo, que antes o condenou como assassino. Enquanto isso, Tito Pullo se esforça para tirar seu amigo, Lúcio Voreno, da escuridão que envolveu sua vida após uma tragédia pessoal. Otavio, sobrinho de César, ao descobrir que é o herdeiro de Júlio César, começa a sua busca pelo poder.


Recomendo muito assistirem Roma. É uma série cheia de reviravoltas. Se você não sabe nada da história romana, tanto melhor. Vai se surpreender com alguns eventos. Se sabe, vai se encantar pela caracterização do cenário e dos personagens e de como todos eles são apenas pessoas comuns querendo a felicidade no fim das contas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Solubilidade dos Sais

O conto do monstro sem nome (The Monster Without a Name / The Nameless Monster)