Fúria de Titãs 2 (Wrath of the Titans)


A trama começa dez anos depois do primeiro filme. Após derrotar o monstro Kraken, Perseu (Sam Worthington), o semideus filho de Zeus (Liam Neeson), tenta levar uma vida calma de pescador e criar sozinho o seu filho de dez anos, Helius. Enquanto isso, uma luta por supremacia opõe os deuses, enfraquecidos pela falta de crença dos homens, e os titãs, liderados por Cronos.
Perseu não pode mais ignorar a sua participação nessa luta, quando Hades (Ralph Fiennes) e Ares (Édgar Ramírez) fazem um trato com Cronos para capturar Zeus. O poder dos titãs aumenta à medida em que Zeus perde os seus, e o inferno do Tártaro, onde os titãs eram mantidos presos, periga se alastrar pela Terra. Resta a Perseu - ao lado de Andromeda (Rosamund Pike), o semideus Agenor (Toby Kebbell) e o deus caído Hefesto (Bill Nighy) - invadir o submundo, resgatar Zeus e salvar o mundo.

A história mostra todo um antagonismo entre deuses e monstros que promove o equilíbrio do planeta. É preciso acreditar e rezar para os deuses, de modo que eles ganhem poderes para derrotar os monstros. Só que desde a morte do Kraken, o pessoal anda meio ateu, não reza mais, não faz mais oferendas, e quando faz, é pro deus errado. Então o sistema começa a entrar em colapso.


No fim, tudo é uma questão de PROBLEMAS DE FAMÍLIA. O pai, o titã Cronos, tá preso pelo próprio filho; O irmão, Hades, ainda é ressentido por ter sido exilado para o inferno; E o filho, Ares, tem inveja da atenção que Zeus dá a Perseu. Tudo poderia ter sido esclarecido com uma discussão do relacionamento, mas preferiram guerrear.

Perguntas e curiosidades:

- Por que o Pegasus galopa quando está no céu? É só bater as asas! Não lembro de ver pássaros mexendo as pernas pra pegar impulso enquanto estão no ar.
- Por que concederam tudo que Agenou, o filho bastado de Poseidon, pediu e mesmo assim ainda o deixaram preso?
- E por que o mesmo Agenor resolveu ajudar? por que ele ajudou? pelo ouro? Não faz sentido. Apesar de ter sido abandonado pelos deuses, aparentemente ele era um homem "sem honra" (mentiroso, ladrão, etc), bem diferente de Perseu.


- Os ciclopes lembram muito os Colossi de Shadow Of the Colossus.
- Os Titãs também lembram. Lembram muito mais aliás.
- Que língua é essa falada pelos Ciclopes?
- Hades me lembrou Saruman.
- Hefesto lembra Dumbledore.
- Agenor, filho de Poseidon, era pra ser a parte cômica... mas não foi.


Não gostei da caracterização de Cronos... não por não ser bem feito, mas por que ele tem que parecer um monstro e não um humano? Realçar o antagonismo entre deuses e monstros? Só pode, né?

Uma nova era dos deuses se aproxima? Será que vão transformar Agenor e Perseu em novos deuses ou usarão do EXCESSO DE PROTAGONISMO para trazer de volta a vida a Poseidon e Zeus? O terceiro filme está confirmado, então...


Fúria de Titãs 2 é um filme fraco, mais fraco que o primeiro. Os efeitos são bonitos, mas a história não convence e as cenas de ação são minimas. Eu não conseguia prestar muita atenção, sempre olhava pra ver quanto tempo faltava para terminar. A única coisa boa que eu tiro desse filme é: É POSSÍVEL FAZER UM ÓTIMO FILME DE GOD OF WAR. Como ainda não fizeram? :(

P.S.: E AQUELE BEIJO COM ANDRÔMEDA? Totalmente sem contexto!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O conto do monstro sem nome (The Monster Without a Name / The Nameless Monster)

Solubilidade dos Sais