A ideologia de Marx


Você sabe o que é ideologia? Acho que todo mundo conhece basicamente como um sistema de idéias que orientam o individuo em suas ações. Bom, tem aquele rapaz chamado Karl Marx que desenvolveu outro conceito para ideologia. Um conceito negativo. Ele dizia que a ideologia serve para mascarar a realidade. De esconder as desigualdades sociais. De fazer com que as outras classes se identifiquem com os valores da classe dominante. Não que isso seja maquiavelicamente pensado. É tipo os religiosos convertendo os índios no Brasil no período colonial. Eles realmente acreditavam que estavam fazendo algo certo.

Fiquei feliz com esse conhecimento adquirido. Daí um rapaz da sala foi citar um exemplo desse tipo de ideologia. Diz ele que pagou uma disciplina em uma turma de ecologia e que foram analisar aquela frase de "cada um deve fazer sua parte". Todo aquele lance de sustentabilidade, salvar o planeta. E ele disse que não fazia diferença se você jogar ou não lixo na rua. Mas não no sentido de não fazer diferença e sim no sentido de que mesmo que todos façam sua parte, o montante de lixo evitado não vai chegar ao pés do que uma indústria química polui o ambiente. E, nesses casos, faz total sentido o conceito de Marx. Porque se essa frase, que aparentemente é correta, cai no gosto popular, todos vão acreditar. E então o problema - a sustentabilidade - que É uma questão pública, vai se individualizar. E nós vamos nos sentir responsáveis, porem impotentes, porque não conseguiremos fazer nada muito grandioso de fato.

Óbvio, ninguém deve jogar lixo na rua, mas dizer que cada um estará fazendo sua parte é uma frase ideologica porque nao adianta muita coisa no sentido geral e esconde toda uma problemática por trás dos assuntos (as indústrias que poluem, no caso). Questões amplas se reduzem a problemas individuais. E não dá pra ser assim, né?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Solubilidade dos Sais

O conto do monstro sem nome (The Monster Without a Name / The Nameless Monster)