Dias Comuns

qualquer coisa aleatória que passa na cabeça

12 de abril de 2007

O que são paraquedistas?

Paraquedistas são as pessoas que, através de mecanismos de busca como o Google, Yahoo, Live Search do MSN, executam uma pesquisa e caem no seu site/blog. Sem saber diferenciar links de anúncios patrocinados, acabam clicando e gerando remuneração aos donos dos blogs, diferente dos leitores usuais (caso do Brasil, não sei como funciona no exterior).

Image Hosted by ImageShack.us

As formas de atrair paraquedistas são basicamente três: pornografia (afinal mulher bonita dá sorte), falar sobre assunto do momento (fotos da Fani na Playboy, o jogo God of War, o gol 1000 de Romário, crise do sistema aéreo brasileiro) e marketing extremo (colocar um site com o nome de fotos da Sandy pelada).

Ter conteúdo vasto e diversificado é um dos principios da Cauda Longa. Isto pode ser aplicado tranqüilamente para os blogs que desejam ser auto-suficientes monetariamente falando. Isso não exclui os sites de conteúdo especifico de terem uma boa arrecadação.

Uma dica de como lidar com os paraquedistas vem do Cardoso do Contraditorium: "Trate bem os visitantes do Google, não tenha medo de falar de assuntos da moda. Se você for interessante, o visitante vai ficar."

Outros dois artigos que complementam este texto é o da Cris Dias sobre a "questão ética" de ganhar dinheiro com um blog/site a custa de paraquedistas e um depoimento pessoal do Bruno Alves do BrPoint mostrando que escrever para pára-quedistas não é tão bom assim.

Post publicado originalmente no Conceitos Digitais.
Postar um comentário