O que são paraquedistas?

Paraquedistas são as pessoas que, através de mecanismos de busca como o Google, Yahoo, Live Search do MSN, executam uma pesquisa e caem no seu site/blog. Sem saber diferenciar links de anúncios patrocinados, acabam clicando e gerando remuneração aos donos dos blogs, diferente dos leitores usuais (caso do Brasil, não sei como funciona no exterior).

As formas de atrair paraquedistas são basicamente três: pornografia (afinal mulher bonita dá sorte), falar sobre assunto do momento (fotos da Fani na Playboy, o jogo God of War, o gol 1000 de Romário, crise do sistema aéreo brasileiro) e marketing extremo (colocar um site com o nome de fotos da Sandy pelada).

Ter conteúdo vasto e diversificado é um dos principios da Cauda Longa. Isto pode ser aplicado tranqüilamente para os blogs que desejam ser auto-suficientes monetariamente falando. Isso não exclui os sites de conteúdo especifico de terem uma boa arrecadação.

Uma dica de como lidar com os paraquedistas vem do Cardoso do Contraditorium: "Trate bem os visitantes do Google, não tenha medo de falar de assuntos da moda. Se você for interessante, o visitante vai ficar."

Outros dois artigos que complementam este texto é o da Cris Dias sobre a "questão ética" de ganhar dinheiro com um blog/site a custa de paraquedistas e um depoimento pessoal do Bruno Alves do BrPoint mostrando que escrever para pára-quedistas não é tão bom assim.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Solubilidade dos Sais

O conto do monstro sem nome (The Monster Without a Name / The Nameless Monster)